Como devo proceder para levar a bateria ou baterias da minha cadeira de rodas elétrica ou scooter de mobilidade em viagem?
A segurança é sempre a nossa prioridade. Por isso, é importante levar os acumuladores e as baterias da sua cadeira de rodas ou scooter da forma correta. Estes passos vão ajudá-lo/a a viajar em segurança e sem complicações:
Baterias secas:
- Desconecte a bateria*;
- Evite um curto-circuito, isolando os polos com fita adesiva;
- Fixe bem a bateria à cadeira de rodas ou scooter;
- Não é necessário embalar a bateria.
*Se não conseguir desconectar a bateria seca, tem de haver um interruptor principal ou geral, que deve estar na posição de desligado ou desativado. Ou deve existir uma unidade de controlo que possa ser desconectada.
Baterias molhadas (não resistentes a derrame):
- Desconecte a bateria;
- Embale a bateria da seguinte forma:
- A embalagem deve ser à prova de fugas e conter material absorvente suficiente para recolher qualquer ácido da bateria;
- A bateria deve estar protegida contra danos causados ao ser colocada no porão;
- Evite um curto-circuito, isolando os pólo com fita adesiva;
- A bateria deve ser fixada na embalagem na posição vertical;
- A embalagem deve conter a seguinte etiqueta: BATTERIES, WET, WITH WHEELCHAIR e deve estar etiquetada com o rótulo de perigo: CORROSIVE, e etiquetas de orientação da embalagem.
- Coloque a bateria embalada na cadeira de rodas ou scooter;
- Certifique-se de que a sua cadeira de rodas ou scooter é transportada na vertical (máximo de 85 cm de altura).
Baterias de iões de lítio:
- Desconecte a bateria;*
- Evite um curto-circuito, isolando os polos com fita adesiva;
- Coloque a bateria num saco de proteção;
- Leve a bateria consigo na cabina;
- Para além da sua bateria desconectada (até 300wh ou 2 baterias até 160wh), pode transportar a mesma quantidade de baterias sobresselentes. Portanto, 1 bateria de 300wh no máximo ou 2 baterias de 160wh no máximo cada.
*Se não for possível retirar a bateria de iões de lítio da cadeira de rodas ou da scooter, esta deve estar bem protegida contra danos. Além disso, a bateria deve ser fixada de forma segura à cadeira de rodas ou à scooter.
Importante: todas as baterias devem estar em conformidade e claramente marcadas com as especificações, tal como a respetiva capacidade. Certifique-se de que a bateria contém o autocolante original do fabricante ou de que está disponível outro comprovativo das especificações. Se essa informação não estiver claramente visível ou disponível, a bateria pode ser recusada no check-in. Esta medida destina-se a garantir a segurança de todos os nossos passageiros.